Visita técnica loja polishop
Fernando Costa e Leonardo Galdino
Eliane Vargas
RESUMO
Este artigo é parte do trabalho desenvolvido na disciplina de Varejo e Serviços. A atividade consistiu em buscar integrar a teoria da sala de aula com a prática nas organizações varejistas, o método empregado foi entrevista oral com o gerente da loja Polishop do Shopping Iguatemi de Porto Alegre, além da entrevista, foi realizada também a análise do ambiente da loja. A análise crítica oportunizou conhecer um pouco mais sobre as dimensões dos diversos elementos que compõem o ambiente varejista e como as empresas desse segmento administram seu negócio.
Palavras-chave: varejo; ambiente varejista; entrevista; Polishop.
Introdução
O mercado varejista no Brasil encontra-se em ascensão, devido principalmente ao aumento da renda do brasileiro. Segundo a pesquisa “O Observador Brasil 2011”, durante o período de 2005 a 2010, houve uma significativa mudança na renda, 26 milhões de brasileiros deixaram as classes DE e alcançaram a classe C e ainda outros 4 milhões alcançaram as classes AB.
Com o aumento da renda e com um maior poder aquisitivo cresceram também as intenções de compras. Alguns itens específicos como, bens para a casa, decoração e entretenimento tiveram destaque.
Situado neste contexto, encontra-se a loja Polishop. Experimente ligar a televisão e comece a trocar os canais. É inevitável. Por mais as vezes que você não queira, você irá acabar se deparando com os vendedores da empresa Polishop mostrando os seus produtos.
O VAREJO
Alguns conceitos de varejo, para Kotler, varejo inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens e serviços diretamente aos consumidores finais para uso pessoal. Para Levy, varejo é o conjunto de atividades de negócios que adicionam valor a produtos e serviços vendidos a consumidores para seu uso pessoal e familiar
O varejo é um dos indicadores do grau de