Síntese e isomerização do [co(nh3)5ono]cl2
Alunos: Andre Gilioli Arthur de Assis Ferrande Luis Vinícius Zutin Antonello Luiz Henrique Vieira Vila
Introdução
O metal cobalto ocorre na natureza associado ao níquel e enxofre. É um metal duro, branco-azulado e dissolve-se em ácidos minerais diluídos. Os estados de Oxidação mais importantes são +2 e +3.
O íon [Co(H2O)6]2+ é estável em solução, mas a adição de outros ligantes facilita a oxidação a Co3+. Por outro lado, o íon [Co(H2O)6]3+ é um agente oxidante forte oxidando H2O a oxigênio e sendo reduzido a Co2+. Contudo, ligantes contendo átomos de nitrogênio estabilizam o estado de oxidação +3 em solução aquosa.
Um ponto a ser observado na preparação do composto é a formação de isômeros, nos compostos de coordenação são apresentados vários tipos de isomeria, entre elas a isomeria geométrica, óptica, de ligação e de ionização. Os complexos octaédricos de Co3+, [Co(NH3)5NO2)2+ e [Co(NH3)5ONO]2+, são isômeros de ligação e podem ser relacionados os complexos onde o íon NO2- coordena-se, no primeiro caso, no átomo de nitrogênio, e no segundo pelo átomo de oxigênio.
Objetivo
Este experimento tem como objetivo a sintetização do complexo [Co(NH3)5ONO]Cl2 e verificar a sua isomerização. Para isso foi aplicado o método de substituição aquosa, que é a reação de sal de um metal em solução aquosa e um agente de coordenação.
Procedimento
Foi pesado 5,0g de cloreto de amônio (NH4Cl). A amostra foi dissolvida em 30 mL de uma solução aquosa concentrada de hidróxido de amônio (NH4OH). A mistura foi agitada continuamente e depois acrescida de 10g de cloreto de cobalto hexahidratado (CoCl3.6h2O), após isso a mistura continuou sendo agitada. Foi adicionado 8 mL de uma solução 30% de peróxido de hidrogênio (H2O2). Após cessar a efervescência a mistura foi filtrada e resfriada a 10ºC.
Foi adicionado, gota a gota, uma solução 3,0mol/L de HCl ao filtrado gelado para neutralizar a solução. Em