Sistema elétrico automotivo
Introdução
Um sistema elétrico é um circuito ou conjunto de circuitos que faz com que consumidores (lâmpadas, motores etc.) funcionem de acordo com seus objetivos. Ele é constituído, em sua concepção mais geral, por equipamentos e materiais necessários para o transporte da corrente elétrica, da fonte até os pontos em que ela será utilizada.
O sistema elétrico desenvolve-se em quatro etapas básicas:
- Geração;
- Transmissão;
- Distribuição;
- Acionamento das Cargas.
No entanto, a elaboração de um sistema elétrico não é algo tão simples.
CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICA
Como já foi citado anteriormente, um sistema elétrico desenvolve-se em quatro etapas básicas de transporte de uma corrente elétrica: geração, transmissão, distribuição e cargas. A central elétrica de um veículo possui essas mesmas quatro etapas, independentemente de marca ou modelo.
É a central elétrica que focaliza e distribui todos os circuitos do veículo, constituindo elementos de conexão. As centrais elétricas internamente são formadas por placas metálicas sobrepostas e isoladas entre si, ou por trilhas cobreadas em placas de fenolite (laminado plástico industrial, duro e bom isolante elétrico).
Para funcionar adequadamente e com segurança, os circuitos precisam de algumas interfaces entre os comandos convencionais e as cargas e também entre os comandos eletrônicos e as cargas, bem como necessitam de dispositivos de proteção. Os relés fazem essas interfaces, e os seus elementos de proteção, os fusíveis, encontram-se fixados na central elétrica.
TOMADAS DE ENCAIXE MÚLTIPLO
As centrais elétricas são dotadas de tomadas de encaixe múltiplo. As tomadas de encaixe múltiplo servem para fazer a conexão entre os chicotes elétricos e a própria central elétrica. Cada tomada pode ser identificada por: letras, cores, números e letras ou letras e cores, conforme a convenção e necessidade da montadora.