socio
Projeto Integrador I – Noturno – Física Geral I
Coordenação de Engenharia
2º / 2013
Grupo de Trabalho:
Eduardo Oliveira de Souza - 1312081043
Natanael Paula Melquíades - 1312081006
Valdir da Silva dos Anjos – 1312081007
Jefferson Marques da Silva – 1312082032
Amanda Bezerra da Silva- 1222081052
Orientador:
Professor Li Exequiel López
Brasília – DF
Apresentação do Problema
Área de Atuação
A automação baseia-se na modelagem de sistemas de diversas naturezas, analisando o seu comportamento dinâmico, e usando teorias de controle para calcular e avaliar os parâmetros de um controlador que faça o sistema evoluir da forma desejada, e adaptativa às mudanças dos principais elementos sob controle.
O termo Automação refere-se ao uso de tecnologia para facilitar o trabalho do ser humano ou estender sua capacidade física e mental.
Para obter a automação de um sistema é necessário conseguir uma visão global do processo produtivo, o que faz necessário usar informações que relacionem áreas de conhecimento distintas, como é o caso da mecânica, da elétrica e da computação.
Estrutura Física
A estrutura física do projeto é composta por uma porta de carro com um vidro comum; um mecanismo levantador de vidro, um motor, placa arduíno, relés e componentes eletrônicos secundários.
Uma porta de carro, com vidro – em tamanho real – simula perfeitamente as condições necessárias para testes eficazes da atuação do dispositivo.
A principal função do mecanismo levantador de vidro é acionar o sistema mecânico, localizado na porta do veículo, responsável pela abertura e fechamento dos vidros. Os relés são componentes eletromecânicos que têm como função controlar o acionamento de todo o equipamento elétrico do projeto.
Parque Tecnológico Atual
Nos últimos anos, o papel da automação vem sendo modificado fortemente na medida em que novos problemas surgem. Os sistemas de automação evoluíram com os anos e sempre com o