visita técnica CSN
Introdução
A Companhia Siderúrgica Nacional é uma usina que atua desde o processamento das matérias-primas do aço até a laminação das chapas metálicas. Ou seja, é responsável por todo o processo de produção do aço.
Tal processo envolve o recebimento da matéria-prima, a coqueria, a sinterização, a conversão dos minérios no alto-forno em ferro-gusa, a aciaria, o lingotamento contínuo e a laminação. Após os procedimentos, o aço pode ser armazenado para as futuras aplicações ou passar por setores responsáveis pelo acabamento.
Setores visitados:
Vídeo ilustrativo com informações gerais sobre a empresa juntamente com instrução das normas de segurança;
Maquete informativa da fábrica e seus setores;
Coqueria – fechada;
Aciaria – limpeza da escória e Conversor LD;
Lingotamento e Laminação;
Recebimento da matéria prima
Quanto à chegada de matéria-prima na unidade, os minérios chegam à usina pela via férrea. O carvão mineral é proveniente do TECAR, no Porto de Sepetiba, pois é importado de carboníferas de várias partes do mundo. O minério de ferro (em sua maioria de hematita) e os fundentes chegam à usina já beneficiados, por via férrea. Todos estes minérios ficam estocados a céu aberto nos pátios da usina em montes, aguardando a sua utilização.
Coqueria
É a unidade que transforma o carvão em coque. A sua obtenção consiste-se na destilação do carvão mineral, de forma que os compostos voláteis sejam evaporados.Para isso, o carvão é depositado nos fornos de coque, onde é aquecido a uma temperatura de 1300ºC, durante 16 horas, sem contato com o ar. A matéria resultante do processo é denominada coque. Os gases gerados pelo processo são denominados gases de coqueria e são conduzidos dos fornos por meio de tubos até silos volumosos que armazenam estes gases para utilização em outros processos da usina, inclusive na própria coqueria.
Após o aquecimento, o coque é desenfornado a 1150ºC, diretamente no carro de apagamento.