Visita Cosanpa
O objetivo da visita foi verificar o funcionamento da unidade, conhecer os processos e meios de integração do curso, atuação da química e produtos no tratamento da água, destacando-se os pontos mais notáveis da visita:
- Conhecer a estrutura da estação, as unidades que as integram e os processos de tratamento da água que abastece a população de Marabá e arredores;
- Verificar os produtos químicos utilizados;
-Analisar aspectos ligados à limpeza e segurança da ETA;
ETA Cosanpa Nova Marabá
Na visita técnica à ETA, fomos recebidos pelo Técnico em Automação Rodrigo Barelli e pelo Biólogo Raimundo, que nos explicou, resumidamente como funciona o sistema de captação e tratamento da água. A água utilizada na cidade é captada do rio Tocantins através de bombas. A água é bombeada do rio para a sala de captação de água através de 4 bombas de 125HP, fazendo com que a água passe para o reservatório elevado.
As fontes que abastecem a Cosanpa têm um único problema, é o excesso de ferro, o que causa turbidez e sabor. Para reduzir a quantidade de ferro é utilizado um sistema com 2 areadores. Depois a água passa por um sistema de filtros de seixo de diversos tamanhos. E é adicionado cloro na água.
Então é bombeado para duas caixas d’água com volume de dois mil metros cúbicos.