Cosanpa
O objetivo das visitas foi verificar e aplicar todo o conhecimento adquirido em sala de aula na disciplina com atenção aos seguintes pontos:
- Conhecer a estrutura das estações, as unidades que as integram e os processos de tratamento da água que abastece a população de Belém e a UFPA
- Verificar os produtos químicos utilizados;
-Analisar aspectos ligados à limpeza e segurança da ETA;
ETA UFPA
No primeiro dia (21/10), na visita técnica à ETA da UFPA, fomos recebidos pelo Engenheiro Sanitário e Ambiental Gabriel Yoshino, que nos explicou, resumidamente como funciona o sistema de captação e tratamento da água. A água utilizada na UFPA é captada de fontes subterrâneas de mantos artesianos, 3 poços estão na ativa, sendo que o principal tem mais 200 metros de profundidade. A água é bombeada água do reservatório enterrado para o reservatório elevado com a utilização de conjuntos motor e bombas de 50 e 60cv.
As fontes que abastecem a UFPA têm um único problema, de acordo com a portaria 2.914 de 12 de novembro de 2011, é o excesso de ferro, o que causa turbidez e sabor. Para reduzir a quantidade de ferro é utilizado um sistema com 2 aeradores. Depois a água passa por um sistema de filtros de seixo de diversos tamanhos. E é adicionado cloro na água.
Então é bombeado para duas caixas d’água. Uma caixa d’água de 120 mil litros que distribui para os setores profissional, de saúde e esportivo e outra caixa d’água para o setor básico. Para ser utilizada para ingestão, a água passa por filtros dos próprios bebedouros.
A limpeza é feita pelo sistema de retro lavagem, que é basicamente passagem da água