Avaliação de resultado da substituição de produto químico no tratamento de água
POLICLORETO DE ALUMÍNIO em substituição ao Sulfato de Alumínio no processo de tratamento de águas superficiais
E. A. Silva
Técnico em saneamento pela Escola técnica de Saneamento do SENAI – PR, Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ – PA. Gerente da Unidade Executiva de Produção da Companhia de Saneamento do Pará - COSANPA.
Endereço: Av. 25 de setembro, 75 apto. 03 – Bairro S. Brás - Belém - PA - CEP: 66093-635 - Brasil - Telefone
(91) 8886-7375 - e-mail: [uepr@cosanpa.pa.gov.br] [wedvaldo@gmail.com]
Belém - PA
Julho / 2010
1
INTRODUÇÃO
Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.
Gestão da mudança é uma área de estudo em administração que possui o enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações contemporâneas. Pois, são dotados de paradigmas que fazem parte de sua cultura organizacional, esses paradigmas são comuns e regem o comportamento das pessoas, resultando muitas vezes no estabelecimento de culturas burocráticas e funcionais, as quais exigem uma atitude inovadora e eficiente. A intensidade e a volatilidade das pressões internas e externas impõem esses desafios para as empresas, fomentando a necessidade real da mudança e assim, a quebra de paradigmas.
Esses dois conceitos são fundamentais para este trabalho. Na COSANPA, desde que iniciaram as atividades de tratamento de águas superficiais, o produto utilizado como coagulante foi o Sulfato de Alumínio e durante décadas isso ocorreu sem que houvesse questionamentos, configurando um paradigma, porém a consciência de novas tecnologias e