Bacharel
MEMORIAL DESCRITIVO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO
MUNICÍPIO DE ÓBIDOS/PA
SANTARÉM
2014
[Digite texto]
1 - APRESENTAÇÃO
Com o passar dos anos foi tornando-se cada vez mais evidente a importância dos recursos ambientais para sobrevivência das espécies, sendo necessária, então, a utilização da natureza de forma mais consciente e sustentável. Devido a esta atenção voltada para o meio ambiente, faz-se indispensável um estudo aplicado ao saneamento urbano e à utilização da água, haja vista que estão diretamente ligados à saúde pública e preservação ambiental, respectivamente.
Apesar de a maior parte da superfície terrestre ser composta por água, apenas 3% da mesma é doce, ou seja, adequada para o consumo humano, tornando-se então valiosa e limitada. Sendo assim, é preciso atentar para o fato de que a natureza não é uma fonte inesgotável e que seus recursos devem ser preservados. Visando o melhor aproveitamento da água, por conta do menor desperdício da mesma durante o percurso da capitação do manancial até a chegada às residências, procurou-se nesse trabalho verificar um aperfeiçoamento no sistema de abastecimento de água de um determinado município.
Este memorial descritivo possui como principal objetivo o estudo do sistema de abastecimento de água existente na cidade de Óbidos/PA, buscando analisar alternativas e, assim, avaliar a que melhor se adeque para ampliação e aprimoramento do atendimento de distribuição de água na cidade. Este projeto tem previsão de alcance de 20 anos, que vai de 2014 a 2034.
2. DADOS GERAIS DO MUNICIPIO
2.1. Histórico do Município
No período da colonização do Brasil, os portugueses, ao estudarem a situação estratégica do rio Amazonas, perceberam a necessidade de fortificar o ponto onde está atualmente localizada a sede do município, o que contribuiu, junto com o desenvolvimento da catequese, para a fixação da sede nesse local.
Ao subir o rio Amazonas com destino ao rio Negro,