Vish maria
A Tabela Periódica surgiu da necessidade de se organizar os elementos químicos. O químico russo Dimitri Ivanovitch Mendeleev foi o primeiro a dar forma à estrutura da Tabela. Graças a este cientista, suas anotações e descobertas posteriores, a Tabela adquiriu a forma que encontramos hoje. Para saber como a Tabela evoluiu, basta ficar atento ao fato de que no primeiro formato ela possuía apenas 63 elementos e atualmente já possui mais de 100, e ainda está aberta a novas descobertas, ou seja, está sempre evoluindo.
Um grande quesito usado por Mendeleev na organização foi agrupar os elementos de acordo com características comuns. Foi assim que surgiram as famílias (grupos). As principais são:
Família I A: metais alcalinos Família II A: metais alcalinoterrosos Família III A: família do Boro Família IV A: família do Carbono Família V A: família do Nitrogênio Família VI A: Calcogênios Família VII A: Halogênios Família 0: Gases Nobres
Os elementos situados na mesma família apresentam propriedades semelhantes e se posicionam nas linhas verticais da tabela. Existem 18 famílias na classificação atual.
Outro critério usado para organizar os elementos corresponde aos períodos que se encontram nas linhas horizontais da tabela. Neste caso, recebem a numeração de 1 a 7 correspondente às sete camadas eletrônicas (K, L, M, N, O, P, Q), sendo que no período 1 a distribuição de elétrons vai até a camada K, e no período 2 os elétrons ocupam a camada L, e assim sucessivamente.
Como exemplo, acompanhe a distribuição dos elétrons do elemento Lítio:
K 1 s2 L 2 s1 2 p M 3 s 3 p 3 d
Observe que foram ocupados apenas dois subníveis: K e L. Dizemos, então, que o Lítio pertence ao período 2 porque a distribuição eletrônica foi até a camada 2.