Banco de dados
1. Descreva as funcionalidades e principais características do Kernel.
2. O que são os módulos no sistema operacional Linux?
3. Para que serve e como funciona o comando modprobe.
4. O que fazem os comandos kmod, lsmod, insmod, rmmod, depmod e modprobe? Qual a diferença entre eles.
5. Dê exemplos dos comando acima.
6. Quando devo compilar um kernel e quais os impactos positivos e negativos.
7. Descreva quais são as etapas para compilar um Kernel no Linux.
8. O que é um gerenciador de pacote no sistema operacional Linux.
9. Quais são os principais gerenciadores de pacotes entre as distribuições Linux
10. Defina runlevel no sistema Linux, quais são e como é configurado 11. Quais são principais sistemas de arquivos do sistema operacional Linux 12. Descreva o que é um sistema de arquivos. 13. Quais são principais sistemas de arquivos do sistema operacional Linux. 14. Descreva 3 características do ext2, ext3, reiserfs, jfs, xfs btrfs. 15. Dê exemplos de utilização do sistemas de arquivos acima e justifique a sua resposta. 16. Quais são os novos sistemas de arquivos, e o quais seus pontos fortes.
17. Descreva a funcionalidade(e suas opções) dos seguintes comandos: top, htop, ps, kill, killall, renice, jobs, bg, fg, time, nohup, strace)
RESPOSTAS
1. É a peça central do sistema operacional (o Linux), controla os dispositivos e demais periféricos do sistema (como memória, placas de som, vídeo, discos rígidos, sistemas de arquivos, redes e outros.). O kernel faz o controle dos periféricos do sistema e para isto ele deve ter o seu suporte incluído. Para fazer uma placa de som funcionar, por exemplo, é necessário que o kernel ofereça suporte a este placa e você deve configurar seus parâmetros (como interrupção, I/O e DMA) com comandos específicos para ativar a placa e fazê-la funcionar corretamente. Existe um documento que contém quais são os periféricos suportados/ não suportados pelo GNU/Linux, ele se chama