Trabalho de t.o. - reengenharia
REENGENHARIA DE PROCESSOS
De acordo com MAXIMIANO, C. A, A (2000), de todos os novos conceitos de administração, a reengenharia é um dos mais populares. A idéia básica da reengenharia é o redesenho dos processos.
Fazer a reengenharia é reinventar a empresa, desafiando suas doutrinas, práticas e atividades existentes, para, em seguida, redesenhar seus recursos de maneira inovadora, em processos que integram as funções departamentais. Esta reinvenção tem como objetivo otimizar a posição competitiva da organização, seu valor para os acionistas e sua contribuição para a sociedade.
PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
Como diz ainda MAXIMIANO, C. A, A (2000), dentro da reengenharia, a palavra processo tem importância fundamental. Um processo é um conjunto de atividades, ligadas entre si, que ocorrem naturalmente na operação diária da empresa; um processo toma determinado insumo e transforma-o para criar um resultado. Alguns dos processos mais comuns, que se encontram na maioria das empresas, são os seguintes:
• Desenvolvimento de produto (desde a identificação da necessidade do novo produto até a apresentação do protótipo).
• Gerenciamento de pedidos (desde o preenchimento até o recebimento).
• Serviço de vendas pelo Correio.
• Gerenciamento de informações.
• Administração de recursos humanos (desde o planejamento de mão-de-obra até o desligamento).
• Administração de suprimentos.
FIG. 1: Duas formas de entender a empresa: como uma estrutura hierárquica e como um conjunto de processos.
REENGENHARIA
Segundo VALERIANO, D. (1998), “reengenharia” é uma das vigorosas propostas que têm procurado questionar as tradicionais organizações, os métodos gerenciais e os processos internos. As organizações industriais (e, por assimilação, a quase totalidade das outras organizações) foram estruturadas de forma que o trabalho devesse ser decomposto em suas tarefas mais simples, agrupando-as em “departamentos”