viscosidade
A viscosidade absoluta do fluido é uma característica particular de cada fluido e é fator de suam importância para o escoamento dos fluidos. A lei de Newton da viscosidade mostra que a tensão de cisalhamento aplicada a um fluido é diretamente proporcional à correspondente taxa de deformação ou gradiente de velocidade do escoamento.
II. EXPERIMENTO
Para alcançar os objetivos traçados no protocolo de experimentos, foram utilizados os seguintes materiais: régua milimetrada, paquímetro, proveta, esfera, cronometro, óleo de soja, glicerina e água. Os equipamentos necessários foram: paquímetro, balança analítica e cronometro.
Inicialmente, a equipe pesou a esfera e verificou o seu diâmetro utilizando o paquímetro. Posteriormente, a esfera foi posicionada na marca superior da proveta com dado fluido e lançada, o tempo de descida da esfera em cada um dos fluidos foi determinada com auxílio de um cronometro. Tal procedimento ocorreu em série de três repetições para cada fluído.
Fluido Diâmetro Esfera hinicial hfinal I II III
Óleo 12,6 mm 35 mm 990 mm 01.63 s 01.61s 01.53 s
Agua 12,6 mm 0 990 mm 00.65 s 00.60 s 00.76 s
Glicerina 12,6 mm 20 mm 990 mm 01.78 s 01.80 s 01.90 s
III. RESULTADOS
Calcule as velocidades terminais de descida da esfera em cada caso. Justifique as diferenças entre os valores encontrados.
Determine os valores das viscosidades das amostras dos líquidos utilizados no experimento.
Compare os valores obtidos experimentalmente com os correspondentes valores de viscosidade fornecidos na literatura.
Identifique possíveis causas para as diferenças encontradas entre os valores obtidos. E os correspondentes na literatura. Justifique.
IV. CONCLUSÃO
Para concluir preciso dos resultados.
V. REFERÊNCIAS
[1] Brunetti, F. Introdução à Mecânica dos Fluidos, 1ª edição, 2004.