Viscosidade e Serviço de Lubrificantes
Pois então pessoal, quem nunca se deparou com uma duvida cruel toda a vez que precisa comprar lubrificante para seu veículo, afinal o que significa API SL, e 10W40??? Pois então, vou comentar um pouco sobre isto aqui. Começando pelo nível de desempenho.
Nível de Desempenho de um Lubrificante:
O nível de desempenho de um lubrificante é demonstrado geralmente pela sigla API, seguido de duas letras, no caso a série "S" são para os óleos ciclo otto, ou seja os motores de combustão interna com ignição por centelha, no caso quase todos os motores a àlcool, gasolina ou GNV que funcionam com 4 tempos (Admissão, Compressão, Explosão e Descarga), existe também a série "C" que são para motores a diesel, e a série "T" para motores 2 Tempos. Após a letra que identifica para qual tipo de motor o lubrificante foi criado, temos o nível de desempenho que o lubrificante atende, começando na letra "A" para lubrificantes minerais puros, sem melhoradores de desempenho, até a letra "N" maior nível até o momento. Abaixo uma tabela que explica melhor este conceito:
Esta tabela serve para lubrificantes de motores ciclo otto, para motores diesel é possível consultar a informação no próprio site da API.
E os 20W50, 10W40, 5W30, 15W40, ou mesmo apenas 30, 40, 50??? Estas são as viscosidades segundo o padrão da SAE (Society of Automotive Engineers).
Viscosidades
Primeiro precisamos entender que viscosidade, é de forma bem simplificada, a grossura do fluído ou o tempo que um liquido demora para escorrer dentro de uma superfície a uma determinada temperatura, e esta é geralmente registrada com unidades como Centistokes (cSt) ou Centipoise (Cp), é necessário saber que quanto maior forem estas medidas, mais viscoso (grosso) será o óleo. Claro que a definição pode ser bem mais ampla, mas sabendo disso ja é possível entender o padrão SAE para as visocidades dos óleos. Pois bem, em relação a viscosidade é