comportamento mecanico
Santos et al.
Volumen 13(1), Enero de 2012
Comportamiento mecánico y térmico de materiales reforzados
COMPORTAMENTO MECÂNICO E TÉRMICO DE COMPÓSITOS DE
FIBRA DE VIDRO SOB DIFERENTES TEMPERATURAS DE CURA
José Humberto Santos Almeida Júnior1*, Clarissa Coussirat Angrizani2, Frando Dani Rico
Amado1, Sandro Campos Amico2
1) Programa de Pós–Graduação em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais (PROCIMM), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil.
2) Programa de Pós–Graduação em Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGE3M), Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. Correo electrónico: jhsajunior@globomail.com
Recibido: Octubre 2011; Aceptado: Diciembre 2011
RESUMO
Dentre os processos de fabricação de compósitos termorrígidos, o hand lay–up é uma das técnicas mais frequentes devido à sua simplicidade e baixo custo. Um dos parâmetros que mais influenciam no comportamento do material é a sua temperatura de cura. Com isso, o objetivo deste trabalho foi investigar o efeito da temperatura de cura nas características de compósitos de fibra de vidro com resina poliéster.
Os compósitos foram laminados em um molde de vidro (duas placas) através do empilhamento de 8 lâminas de tecidos de fibra de vidro intercalados com resina. De acordo com os resultados de calorimetria exploratória diferencial (DSC), a partir de 80 °C a reação de reticulação da resina foi considerada completa. Já a resistência ao cisalhamento interlaminar (ILSS) apresentou uma tendência de crescimento até 120 °C. Os compósitos curados entre 80 e 120 °C tiveram comportamento mecânico superior às outras amostras. Palavras–chave: Compósitos poliméricos, temperatura de cura, fibra de vidro, análise térmica, análise mecânica.
ABSTRACT
Among the manufacturing process for thermoset composites, hand lay–up is one of the most frequently used techniques due to its simplicity and low cost. One of the