visaosistemica
Para ficar bem simples: imaginemos um quadro. Nele, serão colados todos os adesivos coloridos – geralmente, utilizam-se as cores verde, amarela e vermelha – para identificar a situação de peças ou produtos do estoque. Ao criar um produto ou comprar uma peça, o responsável pega um dos adesivos que estão neste quadro e o cola sobre a peça ou produto. Ele deve começar pelos cartões de cor vermelha e terminar utilizando os de cor verde. Ao utilizar todos os cartões que estavam dispostos no quadro, a empresa fica ciente de que o estoque está totalmente preenchido com as peças ou os produtos necessários para manter a sua linha de produção. Assim, toda vez que o produto for vendido ou a peça for utilizada, os responsáveis pela linha devem também retornar os cartões para o quadro. Quando todos estiverem de volta, chegando à cor vermelha, a empresa fica ciente de que precisa comprar mais peças ou fazer mais produtos.
É importante destacar que no método kanban, a linha de produção consegue controlar, de forma simples, a escassez e suficiência das peças e produtos necessários para a manutenção da indústria. Entretanto, ele não pode ser considerado como um modelo de linha de produção, e sim, um processo que auxilia na sua organização. Agora que você já conhece os métodos mais utilizados, que tal saber quais são os seus principais usos?
O kanban como gerenciador de tarefas
Apesar de sua origem estar no interior de uma linha de produção de fábrica, o kanban pode ser usado também como uma ferramenta de gerenciador de tarefas. E isso é uma