Governança Corporativa
Resumo
Este artigo tem a intenção de demonstrar o conhecimento adquirido na matéria de governança corporativa, tanto interna como externamente à organização, e na recuperação de faltas realizadas no primeiro semestre de 2012 na matéria.
Palavras-chave
Governança, Stakeholders, Shareholders, Auditoria, Código de Ética e Novo Mercado.
Introdução
Governança Corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de GC têm finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade (que dure muito, ou seja frequente). Uma organização é uma entidade legal que produz bens, negocia mercadorias ou presta serviços e tem direito à propriedade intelectual. Uma empresa pode contar basicamente com duas fontes de financiamento: Capital próprio ou capital de terceiros.
O Capital Próprio representa os recursos naturais da empresa, ou seja, sua fonte própria de investimentos, sendo também, um passivo da empresa junto aos seus acionistas. Contabilmente corresponde ao Patrimônio Liquido, sendo considerado não exigível e sem vencimento e oriundo das ações ordinárias, ações preferenciais e lucros acumulados.
Os capitais de terceiros originam-se de fontes de financiamentos, para financiar ativos permanentes; e de fontes de funcionamento que se destinam ao financiamento do capital em giro.
Classificam-se como empréstimos e financiamentos diretos, que decorrem de operações de captação de recursos pela empresa nas instituições financeiras, com prazos de vencimento superior a um ano, no caso das fontes de financiamento e em operações com fornecedores de matérias primas e insumos, salários, encargos sociais e benefícios aos colaboradores, além de compromissos com empresas de fornecimento de serviços públicos –