virtualização
A virtualização surgiu na metade dos anos 60, quando os gigantes e caros computadores da época atingiram uma grande velocidade de processamento mas se mostravam ineficientes em aproveitar seu caro tempo de cálculo, devido ao gerenciamento de processos ser feito manualmente pelo operador. Viu-se então que para tirar o melhor proveito do caríssimo processamento computacional era necessário executar vários processos paralelamente. Com isso surgiu o conceito de tempo compartilhado, que culminou com idéia de virtualização.
VIRTUALIZAÇÃO
Refere-se à técnica de compartilhamento e utilização de recursos, em um único sistema de computador interligado a várias máquinas virtuais, cada qual possui seu sistema operacional, com softwares e aplicativos, além da conexão de rede. A partir da virtualização é possível se conectar a diversas máquinas, através de interfaces próprias, roteadores, switches ou firewalls. O campo virtual da tecnologia é algo imensurável e que não pode ser tocado, daí o significado. Portanto a virtualização somente pode ser notada e utilizada através do desenvolvimento de uma interface virtual, o qual possui características semelhantes ao real, o que proporciona ao usuário a facilidade de utilizar sistemas e aplicativos, sem precisar ir até o local físico.
Este processo acaba por eliminar a co-dependência dos recursos. Pois os aplicativos e sistemas podem ser acionados por meio de outros.
VANTAGENS NA VIRTUALIZÃÇÃO
* gerenciamento centralizado
* instalações simplificadas
* facilidade para a execução de backups
* suporte e manutenção simplificados
* acesso controlado a dados sensíveis e à propriedade intelectual mantendo-os seguros dentro do data center da empresa
* independência de hardware
* disponibilização de novos servidores fica reduzida para alguns minutos
* migração de servidores para novo hardware de forma transparente
* maior disponibilidade e mais fácil recuperação em caso de desastres