bebados
A explicação sobre o fenômeno apresentado no video pode ser explicado através da lei de Faraday e Lenz.
O cobre é um material não ferro-magnético, fazendo com que o tubo de cobre não atraia o imã. Pode-se considerar que cada anel do tubo como uma espira(bobina),quando o imã passa pelo tubo de cobre ele cria um campo elétrico gerando uma Fem induzida,esta Fem induzida provoca uma corrente elétrica,pois o circuito elétrico é fechado,e esta corrente elétrica obedece a lei de Lenz,criando um campo magnético que se opõe ao campo que a originou,surgindo uma força magnética para cima.
Então teremos uma força magnética para cima e a força peso do imã para baixo sendo uma resultante entre os dois igual a zero (0), fazendo com que o imã ao cair pelo tubo sofra esta resultante e caia com movimento uniforme.
Valores comerciais para indutores
Todos os valores estão na unidade de μH (Henry).
Código de cores dos resistores
A primeira e a segunda faixa fornecem os dois algarismos da resistência, ou seja: verde=5 Azul=6 Formamos assim, a dezena 56. A terceira faixa nos dá o fator de multiplicação, ou quantos zeros devemos acrescentar ao valor já lido. No caso temos: amarelo=10 ou x 10. Temos então 56 + 0 = 560 kohms ou 5k6. A quarta faixa nos diz qual é a tolerância no valor do componente, quando ela existe. Se esta faixa não existe, temos um resistor de 20%, ou seja, que pode ter até 20% de diferença entre o valor real da resistência que ele apresenta e o valor que temos na marcação. No nosso caso, a faixa dourada diz que se trata de um resistor com 5% de tolerância. Existem resistores “de fio” que por serem maiores, têm a marcação de resistência feita diretamente com números e outras indicações.
Código de cores dos capacitores
Alguns capacitores apresentam uma codificação que é pouco estranha, mesmo para técnicos experientes, e muito