Virtualização e Cloud
Tecnologia da Informação – Redes de Computadores
Gustavo Henrique de Melo Bergamini
Virtualização
Cloud Computing
São Paulo
2014
Gustavo Henrique de Melo Bergamini
Virtualização
Cloud Computing
Trabalho Avaliativo de Curso apresentado à Faculdade UNIP Cidade Universitária como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota do Técnico em Redes de Computadores, sob orientação do professor responsável.
São Paulo
2014
RESUMO
Neste trabalho será relatado sobre virtualização e cloud computing onde ambos estão sendo utilizados frequentemente. Virtualização vem cada dia sendo aproveitado ao máximo em empresa que pretendem tem flexibilidade nos processos da empresa, onde um dos principais tipos de virtualização é o de hardware. Cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.
1. INTRODUÇÃO VIRTUALIZAÇÃO A virtualização está presente tanto no desktop de um entusiasta pelo assunto quanto no ambiente de TI de uma infinidade de empresas das mais variadas áreas. Não se trata de "moda" ou mero capricho: graças a este conceito, é possível, entre outros benefícios, economizar com equipamentos e obter resultados de determinadas tarefas computacionais em menor tempo.
2. COMO FUNCIONA? Uma solução de virtualização é composta, essencialmente, por dois "protagonistas": o hospedeiro (host) e o hóspede ou convidado. Podemos entender o hospedeiro como sendo o sistema operacional que é executado por uma máquina física. O hóspede, por sua vez, é o sistema virtualizado que deve ser executado pelo hospedeiro. A virtualização ocorre quando estes dois elementos existem. A forma como hospedeiro e hóspedes trabalham varia conforme a solução. Trata-se de uma