Viroses
Gripe: Também conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país.
*Sintomas: inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da gripe e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.
*Tratamento: Ainda não existem medicamentos que tenham demonstrado bons resultados no combate aos vírus da gripe. Por isso, o tratamento é direcionado ao alívio dos sintomas. Os principais medicamentos sintomáticos utilizados são os analgésicos e antitérmicos, que aliviam a dor e a febre.
*Prevenção: A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação. A vacinação deve ser repetida anualmente e deve ser feita especialmente nos grupos de risco (idosos, crianças e doentes crónicos).
Resfriado: O resfriado comum é uma infecção viral do trato respiratório superior, que afeta principalmente o nariz e a garganta. Essa é uma das doenças mais comuns que existem.
*Sintomas: Os sintomas afetam mais o nariz. Os sinais mais comuns do resfriado são: Congestão nasal, Secreções nasais, Garganta irritada, Espirros, Febre. Dependendo do vírus que tenha causado o resfriado, você também poderá ter: Tosse, Diminuição do apetite, Dor de cabeça, Dor muscular, Coriza, Dor de garganta.
*Tratamento: Os medicamentos de venda livre para tosse e resfriado podem ajudar a aliviar os sintomas. Eles não fazem o resfriado ir embora mais rápidos, mas podem ajudá-lo a se sentir melhor.
*Prevenção: As melhores medidas para prevenir o resfriado envolvem uma boa higiene. Por isso, lave frequente das mãos, podendo também se recorrer a soluções desinfetantes.
Poliomielite: Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de