Viroses
SUMÁRIO
1. Capa 2. Folha de rosto 3. Sumário 4. Introdução 5. Viroses Formas de transmissão de doenças virais Tratamento e prevenção de doenças virais Doenças humanas causadas por vírus 8. Considerações finais 9. Referências
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar as formas de contágio das viroses (um simples toque, secreções), sua transmissão, tratamentos (drogas terapêuticas, coquetéis), medidas de prevenção (vacinação, saneamento básico, preservação do meio ambiente, saúde pública, cuidados pessoais). Informa o agente etiológico, a transmissão, a prevenção e as manifestações de todas as viroses humanas.
VIROSES
As doenças causadas por vírus são genericamente denominadas viroses. Certos tipos de vírus podem atacar indiscriminadamente células animais e células humanas, de modo que a pessoa pode infectar-se pelo contato com animais portadores do vírus. Esses animais são chamados de reservatórios naturais do vírus e as doenças transmitidas por eles são caracterizadas como zoonoses virais. Um exemplo de zoonose viral é a raiva, transmitida principalmente por cães, gatos e morcegos, reservatórios do vírus.
O principal reservatório de parasitas causadores de doenças em nossa espécie são os próprios seres humanos. Muitas pessoas abrigam vírus em seu corpo e os transmitem direta ou indiretamente a outras pessoas. A hepatite B, o sarampo, a rubéola e a AIDS são exemplos de doenças virais cujos reservatórios são seres humanos.
Diversas doenças virais que atualmente se transmitem de pessoa a pessoa foram adquiridas originalmente de reservatórios animais. Existem indícios de que a varíola e o sarampo, por exemplo, originaram-se do gado bovino há menos de 10 mil anos, quando as populações humanas tornaram-se sedentárias e passaram a conviver com animais domesticados. Os vírus da gripe humana descendem de vírus de aves e de porcos.
Os vírus continuam a cruzar a barreira entre