Violência
Introdução Violência por definição: “Violência, em sentido amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de comportamentos que visem causar dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Nega-se autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (que por sua vez deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente.”
Temos o propósito de apresentar nesse trabalho escrito e seminário expositivo algumas explicações teóricas sobre a violência advindas da psicanálise, do Behaviorismo e da Gestalt, dando um maior foco nas diversas formas em que a mesma se mostra no mundo corporativo. Destacando o assédio moral e em consequência disso, o problema da LER (Lesões por esforço repetitivo), gerado pelo assédio.
A ideia é discutir como surgiram esses tipos de violência, como se manifestam, porque existem, suas consequências e como controlar ou eliminar esse grande mal que assola o universo empresarial.
Justificativa
O tema central do trabalho que aborda a violência foi escolhido para ser apresentado e discutido devido à sua grande aplicabilidade, tanto no campo da Psicologia, quanto no campo administrativo.
Aqui poderemos ter uma ampla discussão de um assunto que atinge a todos os setores da sociedade, desde os de menor prestígio até os do mais alto escalão social dentro dos padrões atuais.
Objetivos
Os objetivos deste trabalho são: Fazer uma introdução do tema, embasado em aspectos teóricos e posteriormente fazer uma ligação do tem ao ramo corporativo, para desta maneira podermos levantar uma discussão sobre o que seria a violência dentro das empresas e instituições, apresentando exemplos práticos e exemplos extraídos das fontes bibliográficas, de como ela ocorre e como encarar e se preparar para esse tipo de situação estudando alternativas de coibi-la.