Violência e Meio Ambiente
A violência ambiental nada mais é do que a poluição do meio ambiente, a exploração de recursos não renováveis, ou seja, o impacto da humanidade na natureza. Um exemplo é o desmatamento, quase metade de toda cobertura vegetal do planeta já virou cinza. Outras violências ao meio ambiente seriam o despejo de resíduos sem tratamento, incluindo esgoto e lixo industrial depositados em lugares impróprios; a poluição do ar, causada pela queima de combustíveis fósseis; a utilização de recursos não renováveis, como o petróleo e a extinção de espécies que constituem a fauna e a flora.
-Formas de Violência Ambiental
Desmatamento - A demanda por madeira e carvão, assim como a instalação de cultivos agrícolas, eliminou quase metade da cobertura vegetal do planeta. Sã 62,2 milhões de quilômetros quadrados de florestas originais no mundo, restam apenas 38,7 milhões. Na Ásia e na Europa restam apenas 30% das florestas. Essa derrubada da cobertura vegetal é um dos grandes flagelos impingidos pelo homem ao meio ambiente.
Lixo - O acumulo do lixo é causada pelo aumento populacional, pela urbanização descontrolada e pelo alto consumo. O despejo de resíduos sólidos e líquidos é uma séria ameaça tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade. Os principais problemas gerados pelo lixo são: A poluição do solo e das águas, o acúmulo de material não degradável ou tóxico e a proliferação de insetos transmissores de doença. Nos meios urbanos, os dejetos amontoados ao léu também colaboram para a ocorrência de enchentes, por obstruir os cursos de água. O lixo é um problema global, os Estados Unidos, por exemplo, produz cerca de 200 milhões de toneladas de lixo por ano.
Poluição das Águas – A poluição das águas é causada, sobretudo, pelo lançamento de dejetos industrias e agrícolas, esgoto doméstico e resíduos sólidos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas em inúmeros pontos do planeta. Os rios e lagos são considerados os