Vivenciando a gestão no espaço educativo
Com este projeto de intervenção pedagógica buscamos transformar o ambiente escolar com uma abordagem fundamentada na Cultura da Paz, ressaltando diversas necessidades e estratégias: uma relação educador-educando e família fundamentada no afeto, respeito e diálogo; um ensino que incorpore a dimensão dos valores éticos e humanos.
Organizamos-nos de maneira que, através do diálogo e pesquisas, todas participassem efetivamente de todo o processo de elaboração e aplicação. A escolha da instituição foi realizada através da constatação da necessidade de intervir junto a problemática vivida por uma das integrantes do grupo onde a mesma trabalha e realizou seu estágio
A Proposta Pedagógica da instituição está intimamente ligada ao desenvolvimento de seus alunos, respeitando essas crianças como indivíduos no seu processo de aprendizagem e visando como fruto sua positiva ação em sociedade estabelecendo vínculos afetivos e de trocas com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e de interação.
2. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA
No espaço escolar observamos a presença da violência em suas múltiplas aparições. Fomentando uma discussão a respeito dessa temática, avaliamos o papel do docente e da escola diante dessa demanda tão gritante na atualidade.
Vemos constantemente situações de violência nas escolas e isso nos gera um questionamento; por que elas acontecem? Qual o enredo de seus autores? Quais suas características? Quais seus argumentos e como podemos extingui-la do nosso contexto escolar e social? Esses e muitos outros questionamentos cercam esse tema tão polêmico nos dias atuais.
Entendemos que a escola é um reflexo da sociedade, vemos problemas sociais que já ocorrem dentro do contexto escolar de maneiras diversas, e em grande escala; as vezes sutilmente, as vezes abertamente, mas está lá para que todos possam ver. Em contrapartida a escola reage