ARTE E CULTURA
• O QUE É ARTE?
Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estetica o comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia e assim por diante.
A arte esse bem natural do homem de se expressar, vem de escuras cavernas, passando por telas e pinturas até alcançar computadores e ganhar o mundo.
• A arte é para todos? Existe uma arte difícil x e uma arte fácil?
Arte é para todos sim! O que falta muitas vezes é a compreensão e a percepção desta, pois diariamente estamos em contato com ela, ora não a vemos, por confundir e associar o termo arte com somente pinturas, esculturas, e outros grandes clássicos da Arte, e esquecemos que ao nosso redor existe um ar artistico que é imperceptível na grande maioria dos casos.
Não existe arte fácil ou difícil, apenas artes incompreendidas.
• Étienne Gilson (Introdução às Artes do Belo): “não se pode ler uma história das filosofias da arte sem se sentir um desejo irresistível de ir fazer outra coisa”.
• O que define a arte é o “gosto pessoal”?
Ao olhar uma obra de arte não se deve fazer juízo de valor, pode-se dizer eu gosto ou não gosto, mas não dar a ela um valor. Determinar o real valor de uma obra de arte é impossível, pela própria natureza livre do processo criativo. A opinião esclarecida de muitos, o consenso, a ação do tempo e principalmente a criatividade pode esboçar um atributo de importância a uma obra de arte, mas, no entanto é um atributo sempre mutável.
• Diversas concepções de arte. A concepção de arte no espaço implica numa expansão do conceito de cultura, ou seja, toda e qualquer produção e as maneiras de conceber e organizar a vida social são levadas em