RELAT RIO PARCIAL 04
Análise Experimental do Comportamento
Alunos: Rodrigo Quinteiro e Suzane Pereira da Silva
Turno: Noturno
Sujeito Experimental nº S24 Data do Experimento: 28/05/2015 Horário: 20h45min
Prática: Treino ao Bebedouro e Modelagem Relatório nº 04
1 OBJETIVOS.
1 Treino ao Bebedouro
Fazer o sujeito experimental aprender ir ao bebedouro, quando associar o (clique) barulho do botão com água no bebedouro.
2 Modelagem
Consiste no reforçamento seletivo de certas respostas capazes de conduzir ao comportamento final desejado.
2 MÉTODO
2.1 Sujeitos Experimentais
Foi utilizado um (01) sujeito experimental, fêmea, espécie Rattus novergicus, raça wistar, com 90 dias de vida, peso 189g. O local de alojamento é o biotério da Faculdade de Guanambi, sob a temperatura de 23º ± 3º C. O local de moradia trata-se de uma caixa plástica branca de Polipropileno, medindo 30x19x13 cm, com serragem de pinus. Comida e água estiveram disponibilizadas livremente exceto nos dias de privação. O sujeito foi privado de água por 36 horas antes do experimento. Após ter sido retirado do biotério, o sujeito experimental foi levado à Câmara Experimental. O mesmo sujeito experimental participou de um procedimento. Após o encerramento do experimento, o animal retornou a caixa e foi levado de volta ao biotério.
2.2 Procedimentos
2.2.1 Treino ao bebedouro
O Sujeito Experimental foi colocando na caixa de Skinner. Às 20h45min iniciou-se o experimento, com a chave de controle no manual e a luz de LED da caixa apagada. Inicialmente o reforço foi liberado a cada 3 minutos, depois de 5 minutos do início o SE encontrou a água. No entanto esse procedimento foi reforçado logo após que o S.E levantou a cabeça, o reforço foi novamente estimulado. Esse procedimento foi realizado por quatro vezes, para que o S.E associasse o barulho do clique com a liberação de água, terminando às 21h05min.
2.2.2 Modelagem
Logo após o treino