Violência e meio ambiente
Faculdade de Ciência e Tecnologia de Unaí
VIOLÊNCIA E MEIO AMBIENTE
Acadêmicas: Ana Paula Veloso, Aniely Marques, Camilla Ferreira, Luís Fernando Mendes
Unaí - MG
2012
1 INTRODUÇÃO
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência como “a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis. Para todos os efeitos, guerra, fome, tortura, assassinato, preconceito, a violência se manifesta de várias maneiras. Na comunidade internacional de direitos humanos, a violência é compreendida como todas as violações dos direitos civis (vida, propriedade, liberdade de ir e vir, de consciência e de culto); políticos (direito a votar e a ser votado, ter participação política); sociais (habitação, saúde, educação, segurança); econômicos (emprego e salário) e culturais (direito de manter e manifestar sua própria cultura). As formas de violência, tipificadas como violação da lei penal, como assassinato, seqüestros, roubos e outros tipos de crime contra a pessoa ou contra o patrimônio, formam um conjunto que se convencionou chamar de violência urbana, porque se manifesta principalmente no espaço das grandes cidades. Não é possível deixar de lado, no entanto, as diferentes formas de violência existentes no campo (ASBLASTER, 2011).
Segundo Camargo (2012) a violencia é um fenomeno histórico na constituição da sociedade brasileira. A escravidão, colonização, mercantilista, o coronealismo e as oligarquias a ntes e depois da independencia somados a um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocratico, contribuíram enormemente para o aumeno da violencia que atravessa a história do Brasil.
1.1Justificativa
Este trabalho se justifica devido a relevância em aborda o assunto violência no trabalho que tão vivenciada por uma grande parcela da população, aborda a necessidade de mudar conceito sobre a importância do respeito ao outro e todos seus aspectos, sejam físicos, psíquicos ou emocionais,o ser humano é igualado em direitos e nada o pode