VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA ESCOLAR
O artigo “Violência e indisciplina escolar” publicado na revista “Ciência&Vida” de Cláudia Pádua, trata sobre a violência e a indisciplina no âmbito escolar e no desenvolvimento da criança e o que podemos fazer para mudar isso.
A violência na escola ainda é considerado um grande problema, esse grave problema social se manifesta de diversas formas entre os envolvidos no processo educativo e a escola tem o papel fundamental para evitar a disseminação.
A psicologia surge como uma tentativa de compreender essa situação, ganhando força com o envolvimento de alunos e professores que se laçam nas brigas, discussões e atos violentos. Sabe-se que a escola é primeiro ambiente social, onde a criança constrói, experimenta, aprende, que serão o alicerce de um individuo estruturado de amanhã. Noticiários de TV, jornais e demais meios de comunicação de massa mostram, com frequência, acontecimentos violentos no ambiente educacional. Esta é a novidade: a violência adentrou os muros escolares fazendo-se marcante e presente. Que estará acontecendo com esta instituição que pretende apenas educar?
Uma das questões mais discutidas no âmbito escolar está ligada à indisciplina, essa constantemente gera muita polêmica, as causas são inúmeras e dificilmente se chega a uma conclusão. A indisciplina nas escolas brasileiras é um fato. Se alastrando em diferentes instituições e segmentos do ensino, a falta de limites, o desrespeito e as ocorrências de violência e vandalismo são queixas que se multiplicam entre pais, professores e gestores.
Este é um problema que tem afetado a educação, os docentes e principalmente a gestão escolar, que é formada, geralmente, pelo diretor, vice-diretor, coordenadores e orientadores. São estes profissionais que acompanham de perto a ação educativa no cotidiano da escola, cabendo a eles equacionar os problemas que surgem neste ambiente, em busca de soluções. Para amenizar esse problema as escolas precisam de