Violencia
O trabalho está fundamentado em uma análise, estudo, leitura e pesquisa feito por um grupo de discentes do curso de licenciatura em pedagogia do 2º semestre da Faculdade Uniesp de Sorocaba no ano de 2012, tendo como orientador o Prof. Hernan, observando os artigos publicados na revista isto é no período de fevereiro a julho de 2011 e principalmente no estudo de duas teses, a primeira tese de Claudio Marques da Silva Neto em sua dissertação de mestrado apresentado à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo no ano de 2011, tendo como sua orientadora a Profa. Elba Siqueira de Sá Barreto.
E a outra tese é de Alice Akemi Yamasaki em sua dissertação de doutorado apresentado à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo no ano de 2007, tendo como seu orientador Prof. Dr. Moacir Gadotti.
Na tese de Claudio Marques da Silva Neto relata sobre a indisciplina e violência na escola, visando a abordagem dos pais, professores e demais profissionais nas interações com os alunos. Procura visar às intervenções práticas que sofrem os conflitos no dia a dia da escola. Busca verificar a forma que amenizam ou intensificam os casos de violência e indisciplina na escola.
O estudo é sobre uma escola publica municipal paulistana de ensino fundamental. A maneira como lidam com a indisciplina e a violência têm sido abordados de maneira pouco ortodoxa, foram realizados registros de ocorrências de casos de indisciplina e violência. Foram realizados projetos pedagógicos, entrevistas com equipe técnica, discussão com pais alunos e a coordenação pedagógica da instituição sobre indisciplina e violência. A tese relata duas formas de manifestações dos dois conceitos, indisciplina e violência:
Bullying e o ciberbullying como formas recentes de violência que estão no ambiente escolar, apoiando-se sobre a afirmação de François e Danilo Martuccelli:
[...] ao mesmo tempo em que a escola é um aparato de distribuição de posições sociais, é um aparato de produção