Violencia e indisciplina na escola
Maria José Baltar de Azambuja Prof. Everaldo da Silva Prof. Iramar Ricardo Paulini Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Pedagogia (PED 0486) – Sociologia Geral e da Educação 18/06/12
RESUMO Atualmente as diversas formas de violência engendradas na sociedade atingem, além dos espaços privados, àqueles de domínio público. Os efeitos desta violência acabam por afetar todos os contextos institucionais, entre eles, a escola. A sociedade atual apresenta-se cheia de desigualdades sociais, produzindo jovens agressivos, violentos e indisciplinados que agridem por serem agredidos. O mundo passa por grandes transformações; a exclusão, a pobreza, o desemprego e o crescente aumento da violência fazem parte do cotidiano. A sociologia e os sociólogos acreditam na possibilidade de uma sociedade mais justa e humana e buscam explicar as causas e consequências de tanta violência. O homem é um ser social e por tanto vive como tal, produzindo para sua existência e contribuindo para a estrutura social e política da sociedade. Assim, enquanto não houver uma sociedade solidária, com a união de todos os segmentos, enquanto a escola e a família não exercerem seu verdadeiro papel na formação dos jovens, enquanto houver preconceito e discriminação, haverá cada vez mais jovens violentos, incapazes de conquistar a cidadania. Palavras-chave: Violência e Indisciplina; Sociedade; Escola.
1 INTRODUÇÃO Pretende-se com este estudo fazer uma abordagem sobre os fenômenos da violência e indisciplina exercida por jovens nas escolas e como tais fatos são devidos a problemas de inadaptação, confirmando se essa inadaptação é consequência do meio onde se inserem.
Ao longo deste trabalho serão alvos de reflexão o papel da família na educação, o fenômeno da violência e como ela se registra na sociedade.
Serão também apontadas as causas da violência, sua prevenção e como o educador enquanto profissional qualificado poderá agir na prevenção do