Violência vs sociedade democrática
O presente trabalho discute o problema de saber se existe violência numa sociedade democrática. Nós defendemos que, na democracia, a palavra é a principal defesa do povo. Porém, se essa mesma palavra substitui a violência física, não impede o surgimento de outro tipo de violência – a manipulação. Portanto, a sociedade democrática não é livre de violência.
Persuadir alguém é fazer essa pessoa mudar de ideias ou fazê-la agir de maneira diferente do que agia antes. Persuadir racionalmente alguém é fazer essa pessoa aceitar ou fazer algo mostrando-lhe as razões a favor disso. Manipular ou persuadir irracionalmente alguém é fazer essa pessoa aceitar ou fazer algo sem avaliar cuidadosamente as coisas por si.
Na nossa opinião, a manipulação é uma prática a que não se deve ou não se devia sujeitar as pessoas, porque manipular é manejar, usar para algum fim. Os objectos são susceptíveis de manipulação ao contrários das pessoas que são capazes de agir por si próprias. Exemplo de manipulação foi o Ministério da Propaganda Nazi.
O Partido Nazi deparava-se com a necessidade de mudar as mentalidades do povo alemão de forma a conseguir condições que assegurassem a governação no país conforme uma nova ideologia, a ideologia nazi. Era de necessidade levar o povo a mudar de comportamento. Para tal, o Ministério da Propaganda Nazi foi criado após a eleição democrática do Partido Nazi a fim de converter o povo alemão à nova ideologia.
O povo alemão foi manipulado, na media em que foi usado para atingir os fins dos seus governantes; os nazis fizeram com que o povo alemão aceitasse a perseguição de inocentes sem que fossem apresentadas razões a favor disso.
Este ministério reconheceu o poder dos media para a proliferação da nova ideologia, nomeadamente a rádio e os jornais, censurando-os e usando-os para a promover. Assim, garantia-se que só as notícias que os