Violência urbana
Na segunda metade do século XIX,quando o café tomou o lugar da produção de cana, o eixo econômico, que antes pertencia ao nordeste passou para o sudeste. Na mesma época houve a substituição da força de trabalho escrava pela força de trabalho livre,constituída pelos imigrantes europeus.Ainda assim era um trabalho semiescravo devido as péssimas condições de trabalho as quais eram submetidos.
Logo depois quando apareceram as primeiras industrias esses imigrantes foram incorporados a elas. Na mesma época o regime monárquico foi substituído pela Republica Federativa.
Entre 1880 e 1930 a sociedade brasileira entrou na era da industrialização,do trabalho livre e da dependência da política econômica,pelo fato do mercado externo ser dinâmico e o comercio industrializado.
Esse avanço apenas aumentou a desigualdade social e a polarização social o que estimulou a revolta no campo e as greves nas cidades industriais,aumentando a miséria e a violência social.
Já nas décadas 60 e 70 quando os militares tomaram o poder,eles adotaram um regime totalitário,que violava os direitos humanos.Usavam a violência para reprimir a população e punir os que eram contra o regime.Nesse caso a violência vinha por parte do estado.
Mas a partir da década de 80,com a liberdade política a população se tornou mais participativa e mais incorfomada com sua situação econômica.Nesse contexto o Brasil passou a enfrentar as várias faces da violência. Como roubos,extorsões, trafico internacional de drogas,conflitos entre