Violência urbana
Mais o que é violência? Segundo o dicionário Aurélio “é o ato ou efeito de violentar, constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém. Há vários tipos de violência como contra a mulher, criança e idoso, sexual, urbana, moral, que causam ao individuo muitas vezes danos físicos e morais. Na comunidade internacional de diretos humanos, a violência é com prendida como ato de violação aos direitos civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (habitação, saúde, educação, segurança); políticos (direito de votar e ser votado, participação política); econômicos (emprego e salário) e culturais (manifestar e manter a própria cultura).
A violência urbana consiste em um tipo de violação penal, onde acontecem ações contra as leis e a ordem publica de cidades, estados e países, ela consiste na pratica de crimes como assaltos, roubos e outros tipos contra a pessoa ou patrimônio, influenciando muitas vezes de forma negativa o convívio entre as pessoas e a sua qualidade de vida. Esse tipo de violação se convencionou a ser chamada de violência urbana por ocorrer geralmente em grandes cidades, porém nos dias de hoje ela ocorre indiferentemente do tamanha da cidade.Um dos principais fatores da violência não são apenas os crimes mais sim o efeito que ela provoca sobre a pessoa e as regras de convívio da cidade, interferindo assim nos problemas social.
No Brasil o crime organizado tem crescido a cada dia mais, além das dificuldades que as instituições de segurança pública tem para conter a violência, ainda há a degradação urbana, a