Violência urbana
4. TIPOS DE VIOLÊNCIA
5. A violência social Fora do ambiente doméstico, submete as mulheres aconstrangimentos, a discriminações, a desigualdades deoportunidades de acesso ao emprego ou atira-as para aprostituição, tornando-as presas fáceis dos traficantes daindústria do sexo. Estima-se que 2,45 milhões de mulheressejam vítimas em todo o mundo.
6. A violência no local de trabalhoO não são praticados salários iguais para trabalho de valor igual;O onde o assédio sexual é prática tantas vezes silenciada;O onde os despedimentos de mulheres grávidas são feitos à revelia da legislação em vigor;O onde as mulheres permanecem nos últimos degraus do acesso aos cargos de decisão;O onde, nalgumas profissões, a exigência "de boa aparência" é critério para discriminação indirecta.
7. A violência políticaDos que, tendo o poder, teimam em não legislar emordem à despenalização da interrupção voluntária dagravidez, continuando a empurrar as mulheres para aprática do aborto clandestino, com consequênciasnefastas para a sua saúde sexual e reprodutiva e asua vida privada.
8. A violência racialQue penaliza as imigrantes, em função da cor da pele, da etnia, do grupode pertença; que marginaliza milhares de mulheres e que, de forma cruel,as relega como "seres inferiores", face aos padrões da cultura dominantee do poder autoritário e intolerante.Denúncia e combate que também estarão presente nas manifestações deprotesto, no dia 25 de Novembro, por todo o país, apelando à sociedadepara que se mobilize contra todas as formas de violência.
9. O Ó Mulher! Como és fraca e como és forte! O Um ente de paixão e sacrifício, De