Trabalho de relações públicas
Fazemos parte de um ambiente cultural no qual, nosso comportamento é moldado e influenciado diariamente por diversas mensagens espontâneas e experiências vivenciadas: a relação do homem sociedade e os meios.
O movimento do mercado e a globalização sobrecarregam a mente de cada consumidor, segmento ou público alvo. Para isso, marcas precisam se relacionar, comunicar e inserir do modo mais natural e marcante o possível para que sua filosofia e valor sejam percebidos, despertando por meio da comunicação a emoção, a informação, o relacionamento a pesquisa e o encontro com o envolvimento entre o emissor e o receptor.
O que requer de muitas técnicas e estudo de uma das três amplas ciências da comunicação: Relações Públicas.
As práticas e processos de “Relações Públicas” têm como papel fazer uma conexão entre a comunicação gerada no meio das pessoas. A forma que ela é exercida que vai definir tal sociedade e como a marca será vista por seu público. Nas organizações, empresas e instituições há muitos fatores: valores, filosofia, esclarecimentos e entre outros. Que precisam ser comunicados e ser percebidos por públicos internos e externos específicos.
Portanto a comunicação posiciona e quem planeja são os atuantes em relações públicas. E para isso recorrem a três principais métodos: Publicações, Eventos e a Assessoria de Imprensa.
Assim, podemos concluir com uma citação feita pela, ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas) que diz:
“Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas que esteja direta ou indiretamente ligada”.
Referência: “Relações Públicas: Processo, Funções, Tecnologia e Estratégias.”
Waldyr Gutierrez Fortes.
RESENHA: RELAÇÕES PÚBLICAS: PROCESSO, FUNÇÕES,TECNOLOGIA E ESTRATÉGIAS.
BELÉM-PA