Violência nas Instituições de Ensino
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PRIVADA
JURATÃ LUIS CASTRO
VIOLÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
CAUSAS E EFEITOS
Porto Alegre
2012.
2
JURATÃ LUIS CASTRO
VIOLÊNCIA NAS INSTIUTIÇÕES DE ENSINO
CAUSAS E EFEITOS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Tecnologia Pastor Dohms como requisito parcial para a obtenção do título de tecnólogo em Segurança Privada
Orientadora: Mirela Jeffman dos Santos
Porto Alegre
2012
3
SUMÁRIO
4
1.
INTRODUÇÃO
A crescente sensação de insegurança atual seja urbana, rural, política, econômica e social, indubitavelmente, abre espaço para uma discussão da segurança nas Instituições de
Ensino, seja ela pública ou privada. É notório que o crescimento da violência na sociedade reflete no ambiente das Instituições de Ensino, onde os malefícios são maiores por envolver indivíduos em formação.
O presente estudo visa destacar que a segurança nas Instituições de Ensino já é considerada um problema crônico e que deve ser bem discutido, analisado e cabem aos administradores dessas Instituições, conhecer e orientar seus colaboradores quanto aos procedimentos que devem ser adotados.
Quando falamos em segurança, falamos em dar condições de proteger as pessoas e o patrimônio do perigo e perdas, adotando medidas dentro da legalidade, proporcionando à garantia e a preservação de seus direitos e liberdades individuais, como a propriedade, a locomoção, a proteção contra o crime em todas as suas formas. Segurança indica o sentido de tornar a coisa livre de perigos, de incertezas, oferecendo um serviço de qualidade e livre de perigos e riscos, afastando-as de danos ou prejuízos eventuais. É um bem comunitário e também um direito social que tem um valor geral comum, ou seja, é um anseio e uma aspiração de todos em sociedade viverem em segurança.
(Segundo Maciel, José Fábio Rodrigues, Teoria Geral do Direito – Segurança, valor,