Violência Intrafamiliar
Como sabemos inúmeras são as causas da violência intrafamiliar: o desemprego, distúrbios de algum membro da família, a miséria...etc.Para buscar a solução para esse problema, faz-se necessária a mobilização de toda a sociedade, um dos meios de ajudar á através de denúncias aos órgãos públicos responsáveis.
Mas existe uma barreira, quando se trata de denunciar alguma situação ou alguém, há certo receio, até mesmo muitos conceitos equivocados e/ou tradicionalistas sobre o assunto, alguns acreditam que a violência é uma forma de se “educar” uma criança ou ainda que cada família cuida de seus filhos da maneira que acha adequada.
A escola sendo parte da sociedade e por ser uma instituição social educativa, tem como função observar e buscar junto com os demais membros e órgãos da sociedade soluções apropriadas para este problema tão presente nas salas de aula.
Neste artigo busca-se as representações que os professores do Ensino Fundamental têm sobre a violência familiar. O que é muito importante conhecer pois, “pois...(278)
Para tratar desse assunto tão complexo faz-se necessário conhecer o significado desse tema: “(279).
Apesar da violência intrafamiliar ocorrer no âmbito familiar, ela tem muita influencia sobre outros contextos, como por exemplo o contexto escolar, o que interfere diretamente no processo de ensino aprendizagem.
A escola é o local de ligação entre a família e a sociedade. Então é o ambiente ideal para que a violência sofrida seja notada e aja uma intervenção adequada. Intervenção esta que a escola como um espaço de cidadania deve fazer.
Para buscar respostas a seu questionamento a autora do artigo, lançou mão de questionários, como instrumento de pesquisa, com perguntas abertas e fechadas.
Os participantes de sua pesquisa foram estudantes de Instituições de Ensino Superior (uma do DF e outra do Entorno), todos professores em