Violência doméstica-saúde da mulher
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Autoras: LUZIANE BARBOSA SANTANA DE AQUINO
PESQUISA SOCIAL I
Salvador
2012
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Autoras:LUZIANE BARBOSA SANTANA DE AQUINO
PESQUISA SOCIAL I
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Pesquisa Social Ido Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Prof.ª Valdineide Baraúna Resende SÁ Barreto e do Tutor Willian de Jesus Santos.
Salvador
2012
Assunto: * A Saúde da Mulher.
Tema:
* Violência doméstica x Delegacia da Mulher no bairro Engenho velho de Brotas (DEAM).
Problema:
* Quais as causas e consequências da saúde da mulher decorrente da violência doméstica?
Hipótese:
* A subordinação masculina e a cultura da dominação sobre a mulher são as causas e consequências no processo da violência doméstica.
Justificativa:
A violência contra as mulheres é sofrida em todas as fases da vida. Muitas vezes ela se inicia ainda na infância e acontece em todas as classes sociais. A violência cometida contra mulheres no âmbito doméstico é um fenômeno social e cultural ainda cercado pelo silêncio e pela dor. Políticas Públicas específicas que incluem a prevenção e a atenção integral são fatores que podem proporcionar o fortalecimento das práticas autopositivas e do coletivo feminino no enfrentamento da violência no Brasil. À necessidade de construção de estratégias de organização da gestão de redes e serviços, no sentido de ofertar ações eficientes de acordo com as necessidades apresentadas como objetivo, aumentar o número de serviços de atenção à violência contra a mulher.Muitas vezes, a violência doméstica vem acompanhada de outros problemas como: pobreza, alcoolismo, uso e abuso de drogas, problemas mentais. Ocorrida no âmbito da família ou unidade doméstica ou em qualquer relação interpessoal, quer o agressor compartilhe, tenha compartilhado ou não a sua