POL TICA NACIONAL DE ATEN O INTEGRAL SA DE DA
ATENÇÃO INTEGRAL À
SAÚDE DA MULHER
(PNAISM)
ENFASE EM MULHERES EM SITUAÇÃO DE
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEXUAL
Discente: Dandara Paiva Barroso
Docente: Patrícia Schettert do Valle
Disciplina: Atenção à Saúde I
INTRODUÇÃO
A violência contra a mulher é fenômeno universal que atinge todas
as classes sociais, etnias, religiões e culturas, ocorrendo em populações de diferentes níveis de desenvolvimento econômico e social.
As desigualdades sociais, econômicas e políticas estruturais entre homens e mulheres, a diferenciação rígida de papéis, as noções de virilidade ligadas ao domínio e à honra masculina, comuns a essas sociedades e culturas, são fatores da violência de gênero. Seu impacto não se observa somente no âmbito individual, mas implicam perdas para o bem-estar, a segurança da comunidade e os direitos humanos.
Este trabalho tem enfoque no eixo de ação da PNAISM que visa promover a atenção integral às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual, e a prevenção e
O QUE É VIOLÊNCIA CONTRA
A MULHER?
É qualquer conduta - ação ou omissão - de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato de a vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial.
Essa
violência pode acontecer tanto em espaços públicos como privados. DE ONDE VEM A VIOLÊNCIA
CONTRA A MULHER?
TIPOS DE VIOLÊNCIA
COMETIDOS CONTRA A
MULHER?
TIPOS DE VIOLÊNCIA COMETIDOS CONTRA A MULHER
Segundo o artigo 7º da Lei nº 11.340/2006 são formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:
Violência de gênero - violência sofrida pelo fato de se ser mulher, sem distinção de raça, classe social, religião, idade ou qualquer outra condição, produto de um sistema social que subordina o sexo feminino.
Violência familiar - violência que acontece dentro da família, ou seja, nas relações entre os membros