Violência domestica contra o homem
No presente trabalho abordar-se-á a violência doméstica, a qual se trata de atos violentos que acontecem dentro dos lares, onde a taxa de homicídios é menor, mas o prejuízo individual, familiar e social é catastrófico.
Violência é um comportamento que causa dano à outra pessoa, ser vivo ou objeto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.
Entende-se por violência intrafamiliar toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de um membro da família. Pode ser cometida dentro e fora de casa, por qualquer integrante da família que esteja em relação de poder com a pessoa agredida. Inclui também as pessoas que estão exercendo a função de pai ou mãe, mesmo sem laços de sangue.
O termo doméstico incluiria pessoas que convivem no ambiente familiar, como empregados, agregados e visitantes esporádicos.
Existem quatro formas mais comuns de violência intrafamiliar: física, psicológica, negligência e sexual. É mais frequente o uso do termo "violência doméstica" para indicar a violência contra parceiros, contra a esposa, contra o marido e filhos.
SUMÁRIO
Introdução...............................................................................
I–VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E O SEU CONCEITO (CONCEITO GERAL E O ASPECTO HISTORICO)..............
I.I–formas de manifestacao da violencia domestica
I.II- a violencia contra a crianca e o adolescente
I.III – violencia domestica contra o idoso
II-VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA A MULHER ..............................
II.I-Tipos de violência................................................................ III - VIOLÊNCIA DOMESTICA CONTRA O HOMEM Consideracoes finais
Bibliografia
Anexo
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Palavra violência vem do latim "violentia" que significa "a força que se usa contra o direito e a lei", e a palavra, violento, vem do latim