Violência contra o Idoso
Professora: Simone Maria Rossetto
Disciplina: Ética e Sociedade
Alunos: Luíz Henrique Glockner
Michel Dell Vechia
Rúbia Favretto
Abordaremos neste resumo tópicos como Estatuto do Idoso, Cenário Atual,
Exemplos de maus tratos, Papel da Família e a Questão Ética que relaciona-se a violência contra o idoso.
Define-se idoso como sendo a pessoa de terceira idade, ou seja, nos países desenvolvidos a pessoa que atingiu os 60 (sessenta) anos e nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento 65 (sessenta e cinco) anos, como é o caso do Brasil
(OMS – Organização Mundial da Saúde).
A violência contra os idosos é um fenômeno evidente dentro do atual processo de envelhecimento populacional mundial, este envelhecimento ocorre devido a baixo índice de natalidade e fertilidade o que também esta relacionado intrinsicamente a questão econômica.
A probabilidade de aumento populacional em países em desenvolvimento esta sendo bastante acelerada. Estima-se que até o ano 2050 ter-se-á mais idosos do que crianças até 4 (quatro) anos. Como o processo esta sendo bastante acelerado traz com ele várias questões éticas e humanitárias, como por exemplo como manter o idoso na sociedade com dignidade? Como evitar/combater a violência ao idoso? Como dar condições de moradia, saúde e educação? Como tratar as diferenças entre gerações?
Estes são somente alguns exemplos em meio a tantos outros que poderia ser citados.
Como nos países desenvolvidos o envelhecimento populacional foi gradativo, houve tempo e preparo para tal, o que não está sendo possível no Brasil.
A questão da violência contra o idoso é tema polêmico, atual e que faz parte de nosso cotidiano. É comum ao assistirmos o noticiário nos depararmos com situações de agreções , maus tratos, descaso, abandono, etcA violência contra os idosos ocorre de diferentes formas, e por isso mesmo, sua identificação se torna difícil dependendo do contexto cultural em que esteja