Violência contra o idoso
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
MARCAS DE VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Cuidadores da Terceira Idade
Integrantes:
ADRIANA DE ANDRADE KLIPEL
FLÁVIA REGINA TREVISAN
JOÃO ARCINDO BRUNO
MARIA ELIZABETE BONADIMAN AGUIAR
REJANE APARECIDA BRASIL COELHO
RESUMO
Este artigo apresenta um quadro não muito belo de ser contemplado, porém constitui-se de uma realidade vivenciada pela família: a violência contra o idoso. A problemática da violência contra os idosos é um desrespeito aos direitos humanos e é uma das grandes causas de doenças, isolamento e desesperança. Verificou-se que ainda é muito tímido o pronunciamento dos idosos quando eles sofrem a violência. Assim, a violência pode acontecer na casa da família do idoso como numa instituição na qual ele geralmente é levado pelos familiares. Apesar da insituição de lei especifica e através das leituras efetuadas, conclui-se que é preciso um olhar mais afetivo da família e da sociedade para compreender e aceitar a complexidade que é viver quando vários fatores como saúde, memória e agilidade já não são tão presentes.
Palavras-chave: Idoso. Família. Sociedade. Violência.
INTRODUÇÃO
Vive-se um grande avanço tecnológico capaz de produzir maior longevidade e saúde ao ser humano. Com toda certeza, este fato traz consigo um problema – o envelhecimento populacional. Através da medicina, vários medicamentos e tecnologias de diagnóstico conseguem-se prolongar a vida do idoso. Entretanto, a sociedade não parece estar pronta para lidar com as questões do envelhecimento, provocando inúmeros casos de denúncias.
Assim, a temática a ser apresentada neste artigo é a violência contra o idoso, os tipos de violência que podem ser registrados, os porquês e como a sociedade deve agir para que não ocorra essa violência. Objetiva-se com este trabalho abordar este tema tão em voga, mas ainda com pouca literatura para pesquisa. Talvez seja necessário um olhar mais presente