Violência contra a mulher
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
VINÍCIUS LOPES BORBA
VOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Recife (PE), Novembro de 2013.
FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
VINÍCIUS LOPES BORBA
VOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Projeto de monografia apresentado à professora Maria Carmen Chaves da Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIPE) para aprovação na disciplina Trabalho de Curso I.
Recife (PE), Novembro de 2013.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Justificativa 4
1.2 Problema de Pesquisa 5
1.3 Objetivos 6
1.3.1 Objetivos Gerais 6 1.3.2 Objetivos Específicos 6
2 REFERENCIAL TEÓRICO 7
3 METODOLOGIA 9
4 CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
1.1 Justificativa
A presente pesquisa justifica-se por ser socialmente estratégico analisar initerruptamente a eficácia da lei Maria da Penha.
A mulher que sofre violência doméstica carrega consigo um sentimento de abandono, tristeza e baixa auto-estima, perde a sua identidade de modo a desaprender o caminho de volta para sua integridade física, psíquica e moral. Sua dor solitária é suplantada pela força coercitiva da dependência financeira e da imponência do sexo oposto, quando este impõe sua presença ameaçadora dia a dia, corroendo qualquer perspectiva de libertação do limbo que impregna a casa, as relações e a alma da vítima. Calada pelo medo e pela insipiência quanto suas possibilidades libertadoras, não raro a violência familiar torna-se um parente invisível e, de certa forma, naturalizado no cotidiano. As sutilezas dos indícios da violência manifestada pelos companheiros concorrem para que suas práticas abusivas e criminosas se estabeleçam de modo arraigado, dando a falsa idéia de que inexista outra vida em outros moldes. A permissividade da mulher lhe confere o sentimento de merecimento por