violência contra a mulher
Lindaura Honorato da Silva
RESUMO
A violência domestica no Brasil tem aumentado a cada dia, causando grandes perdas no âmbito familiar. A casa, onde deveria ser um espaço de amor e alegria, tem muitas das vezes, se tornado um lugar de terríveis conflitos, causando dor e sofrimento. Este trabalho tem como finalidade verificar as situações de violência física contra a mulher, dentro do ambiente familiar, os motivos que levam homens a agressão física contra sua companheira e os fatores que à predispõem a permanecer numa relação conflitante.
Palavras-chave: Violência doméstica. Gênero. Exclusão. Saúde Pública.
1. INTRODUÇÃO
A violência doméstica ocorre dentro do lar e por pessoas que jurarão proteger e amar a sua companheira. A violência não escolhe raça, cor nem status social, pode acontecer onde as pessoas menos espera que aconteça, já que, a vítima esconde por medo, vergonha ou ameaça. A violência domestica é um grave problema universal que atinge milhares de mulheres e que na maioria das vezes é silenciosa e dissimulada causando sofrimento é problemas físicos e mental a vitima. O objetivo deste artigo é verificar as situações e os motivos que levam os homens a agredir fisicamente as mulheres no ambiente familiar, partindo dos seguintes questionamentos; as tensões do dia a dia, ciúmes, diferenças de opiniões drogas e principalmente o alcoolismo. A Violência domestica e notória e traz grandes repercussões a população, pois afeta a integridade física e psíquica da mulher alem de constituir uma flagrante violação aos direitos humanos cabendo, as autoridades um olhar mais criterioso para combater este fenômeno com desenvolvimento de políticas públicas.
2. O GÊNERO DA VIOLÊNCIA Diante de uns grandes contrastes sociais, econômicos e as incertezas com relação ao futuro da sociedade. A