Violencia
Cada vez mais nos deparamos com a violência em nosso cotidiano, é natural que os brasileiros reprovem as condições de segurança no país devido a forma no ato de que se acontece, quanto ao seu crescimento. A violência se manifesta por meio da tirania, da opressão e do abuso da força. Diversos fatores colaboram para aumentar a violência, tais como a urbanização acelerada, que traz um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas e assim contribui para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades. Colaboram também para o aumento da violência as fortes aspirações de consumo, em partes frustradas pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho.
Dentre as diversas causas da violência estão associados problemas sociais como miséria, fome, desemprego. Não esquecendo de abranger que a saúde, segurança pública e as drogas estão entre os principais problemas do país. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência. É importante demonstrar e esclarecer para um todo como a sociedade percebe a insegurança e está insegura de fato, mediante a tanta violência, mas também como gostaria de vê-la combatida.
No momento em que o Brasil está em total foco a se transformar em uma vitrine internacional, devido ao País que assediará à Copa do Mundo, não esquecendo das competições esportivas que receberá referindo-se às Olimpíadas de 2016. Em abrangência os temas mais preocupantes devido ao grande número de turistas que entrarão em nosso país, constituem-se num referencial para a definição de políticas de segurança. É importante que as providências tomadas contemplem as expectativas da maioria da população tanto local quanto aos visitantes.
Os brasileiros buscam, mendigam soluções em relação à chaga da criminalidade ao atribuírem-na em grande parte à impunidade e ao manifestarem apoio a ações eficazes. A questão da