violencia e cidadania no brasil
São Paulo - Outubro
Resumo:
Um dos produtos lácteos que deve estar sempre presente na nossa alimentação é o iogurte. O iogurte é um alimento riquíssimo em nutrientes, mas de baixo valor calórico, e dentro de cada um deles, seja qual for a variedade, proliferam milhões de bactérias vivas fundamentais ao nosso organismo. Um dos seus principais benefícios é o equilíbrio da flora intestinal impedindo o desenvolvimento de microrganismos patogénicos intestinais. Por ser rico em cálcio e vitaminas como a A, B1, B2, B6 e B12, em ácido pantatênico e ácido fólico, bem como proteínas indispensáveis ao nosso organismo, previne também a osteoporose e a hipertensão arterial e contribui ainda para a manutenção de bons níveis de colesterol. Além disso, favorece o bom funcionamento dos músculos e dos sistemas nervoso e cardíaco. Este alimento revela-se ainda uma boa ajuda quando se pretende perder peso, pois não só acelera os mecanismos de queima de gordura como é muito eficaz na manutenção da massa muscular magra.
O que é:
O iogurte é uma forma de leite em que o açúcar foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante.
Como surgiu:
Apesar da origem do iogurte não ser totalmente conhecida, uma das histórias se refere ao período Neolítico, quando o homem começou a domar e usar o leite de alguns mamíferos. Relata-se que as condições a que eram submetidas o leite, eram ideais para sua fermentação, uma vez que permaneciam em marmitas de barro chegando a altas temperaturas. Chegou à Europa bem depois, por meio dos fenícios e egípcios onde passou a fazer parte da alimentação, principalmente na de crianças. Outra história que relata o surgimento do iogurte vem da Turquia, onde o leite fresco