Analise do livro "quando a escola é de vidro de Ruth Rocha e comparação com o Municipio
Produção Textual Individual apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia da Educação: desenvolvimento e aprendizagem. Educação, Sociedade e Práxis Educativa. Políticas Públicas na Educação Básica. Teoria e práticas do currículo. Prática pedagógica interdisciplinar: escola e sociedade. Seminário Interdisciplinar II.
Professores: Carlos Eduardo Gonçalves, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, VilzeVidotti, Bernadete Strang.
Brasília de Minas - MG
2014
INTRODUÇÃOPara falar a verdade a educação brasileira, que em outros contextos históricos era muito mais precária, hoje apresenta alguns avanços significativos no que diz respeito a fatores como infra estrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem. Entretanto os investimentos e incentivos, e os dados de aprendizagem obtidos através de avaliações realizadas pelo governo apontam resultados que não condizem com os esforços e os investimentos feitos na área.
Na maioria das vezes o ensino ofertado em nossas escolas públicas não tem conseguido dar conta dos aspectos mais básicos e primordiais da aprendizagem, como aquisição de leitura e escrita, por exemplo.
O presente texto busca conhecer o espaço educativo através de uma atitude investigativa, associar as leituras propostas nas disciplinas estudadas à pesquisa de campo realizada em uma escola do meu município, além de oportunizar a uma reflexão sobre a realidade escolar e exposição de uma compreensão sobre a educação atual.
A realidade educacional do nosso municipio
Analisando o livro “Quando a escola é de vidro” com a autora Ruth Rocha e outros textos oferecidos pela instituição para a realização desse trabalho, pode se perceber que esses incentivam o educador a utilizar diversas ferramentas tecnológicas disponíveis tanto pedagógicas quanto na internet,