O desenvolvimento humano
AVM FACULDADE INTEGRADA
TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIA E COMUNIDADES
MARIA DA GRAÇA CORRÊA WEBER
“OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO”
PORTO ALEGRE
2014
2
“Os processos de desenvolvimento humano”.
O processo de desenvolvimento humano pode ser definido como o processo de construção da identidade humana. Essa definição leva-nos a concluir que o desenvolvimento inicia-se no momento da concepção e não se detém até a morte do indivíduo.
É resultado da aprendizagem, com base na experiência ou adaptação ao ambiente, reforçando que a vida é um contínuo processo de aprendizagem: novos eventos e novas experiências desenvolvem novos padrões de comportamento. Para este estudo foram indicados dois textos para orientarem a construção de nosso conhecimento sobre o desenvolvimento humano (DH).
No texto: “Vygotsky e o desenvolvimento humano” de Elaine Rabello e José
Silveira Passos são relacionados alguns teóricos que discorrem sobre o desenvolvimento humano:
- os Ambientalistas (Skiner e Watson) destacam que o desenvolvimento se dá por imitação ou reforço; os Inativistas (Chomsky) referem que nada á aprendido no ambiente, mas disparado por este;
- os Construcionistas (Piaget) destaca a interação entre o desenvolvimento biológico e aquisições com o meio;
-os Sociointeracionista (Vygotsky) entende que o desenvolvimento humano acontece nas trocas entre parceiros sociais, por processos de interação e mediação. - os evolucionistas (Fodor) defendem que o DH se dá a partir do desenvolvimento das características humanas e variações individuais resultantes de uma interação de mecanismos genéticos e ecológicos, envolvendo experiências únicas de cada indivíduo anteriores ao seu nascimento. - a teoria Psicanalítica (Freud, Klein, Winicott e Erikson) entende o DH a partir de motivações conscientes e inconscientes da criança, focando seus conflitos internos durante a infância e pelo resto do ciclo vital.
Vygotsky (1896-1934) foi o primeiro