Violencia domestica
A palestra que mais me chamou a atenção foi sobre a violência doméstica, na XVIII jornada clínica pelo professor Antônio Angel em seu estágio na delegacia. Segundo ele e seus conhecimentos a violência doméstica se define como um comportamento agressivo, sendo sexual ou verbal e abuso de poder. A violência doméstica pode causar impacto na saúde física, sintomas psicológicos como pesadelos, distúrbios no sono, irritabilidade, dependência química, destruição da auto-estima, apatia,depressão,ansiedade,isolamento social, distúrbios sexuais e de pânico.
A violência doméstica contra a mulher segundo a lei é agredir uma mulher, podendo causar sua morte, lesão,sofrimento físico e sexual.
O abuso do álcool é um forte agravante da violência doméstica física. A Embriagues Patológica é um estado onde a pessoa que bebe torna-se extremamente agressiva, às vezes nem lembrando com detalhes o que tenha feito durante essas crises de furor e ira. Nesse caso, além das dificuldades práticas de coibir a violência, geralmente por omissão das autoridades, ou porque o agressor quando não bebe "é excelente pessoa", segundo as próprias esposas, ou porque é o esteio da família e se for detido todos passarão necessidade, a situação vai persistindo Outro tema abordado na palestra foi também o porque torna difícil deixar uma relação em que ocorre violência doméstica, e isso ocorre devido a mulher ter medo do aumento da violência, a falta de apoio da comunidade, as questões religiosas, a dependência financeira, a questão do filhos, desconfiança do poder jurídico e muitas vezes pelo envolvimento emocional a espera do parceiro um dia mudar. O estágio na delegacia ocorre desde 2004, com atendimento psicológico para os necessitados e eles trabalham também a abordagem centrada na pessoa que é o amadurecimento e crescimento do indivíduo, enfatiza a relação terapêutica em si mesmo como uma experiência de crescimento, enfatiza também a situação imediata mas que o